Os servidores da saúde estadual deram início a greve pelo cumprimento da Lei 423/2010 que prevê reajuste a categoria neste mês de junho. Os trabalhadores lotaram a frente do prédio da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) na manhã desta segunda-feira (21/06) e mostraram que unidos vão vencer o governo.
A manifestação contou com o apoio de entidades como o Sinai, Sinmed, Sintsef, Sindicato dos Bancários e Sintest, além da Conlutas. Todos foram unânimes no apoio aos trabalhadores que precisam utilizar a greve como forma de cumprir a lei.
Para o Sindsaúde a greve é um movimento que precisa ser construído junto aos trabalhadores e cada um pode convencer um colega a participar. A forte participação dos trabalhadores na manifestação desta manhã mostrou a força do movimento. Veja fotos desse dia aqui.
Entenda o caso
No início de março os servidores da saúde iniciaram uma greve que durou 10 dias. A reivindicação era de um reajuste salarial de 45% para todas as categorias, pois estavam há 4 anos sem aumento. Conforme as negociações avançaram, os trabalhadores aceitaram os 45% apenas para o nível fundamental e os níveis médio e superior receberiam um reajuste de 21% em duas parcelas, sendo a primeira de 15% em junho e a segunda de 6% a partir de dezembro.
Todos os prazos foram cumpridos, o projeto de lei foi votado na Assembleia Legislativa e sancionado pela então governadora sendo publicado no Diário Oficial do Estado no dia 1º de abril. Ao tomar posse o governador Iberê Ferreira chegou a declarar que o cumprimento do acordo dependeria da Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas depois voltou atrás e garantiu que cumpriria todos os acordos firmados com os servidores.
Como a folha de junho já foi fechada e não foi incluída a primeira parcela do acordo, os servidores param seus serviços para pressionar o governo. Na sexta-feira (18/06), o Sindsaúde foi recebido pelo secretário de saúde, George Antunes, que disse ter sido informado por uma equipe do governo que só poderia dar uma resposta para a categoria na próxima quinta-feira.
Programação
Dia: 22/06/2010 (Terça-Feira)
MANHA
Escalas nos Hospitais e visitas as Unidades que não pararam , Regionais etc.
TARDE
16 h - Visita à Assembléia Legislativa para pressionar deputados para formar comissão para falar com o governador;
Dia: 23/06/2010 (Quarta-Feira)
MANHA
Ato Público 9 h 30 min. Hospital Walfreto Gurgel, em conjunto com entidades sindicais e Trio de Forró Pé-de-Serra (véspera de São João);
TARDE
Panfletagem com os usuários do SUS nos locais de trabalho;
Dia: 24/06/2010(Quinta-Feira)
MANHA
Caravanas do Interior e concentração na Governadoria – 9 h;
TARDE
Panfletagem com os usuários do SUS nos locais de trabalho;
Dia: 25/06/2010 (Sexta-Feira)
MANHA / TARDE
Escalas Hospitais – Trabalho com nota para acompanhantes e visitantes. 11h jogo do Brasil sede do Sindsaude-RN (Av. Rio Branco,874 centro).
Dia: 26 e 27/06/2010 (Sábado e Domingo) – Escalas nos Hospitais e visitas nos locais que precisam de reforço e trabalho com a população. dia 27/06/2010 Às 07:00 caravana Santa Cruz falar com Governado inauguração .
Dia: 28/06/2010 (Segunda-Feira) – Assembléia Ordinária 9 h;
Nenhum comentário:
Postar um comentário