quarta-feira, 23 de junho de 2010

Deputados formam comissão para intermediar negociações


Os servidores da saúde estadual, em greve desde segunda-feira (21/06) foram na tarde desta terça até a Assembleia Legislativa pedir o apoio dos deputados para resolver o impasse com o governo. Na manhã desta quarta-feira (23/06), às 9h30, eles se reúnem em um grande Ato Público na frente do Hospital Walfredo Gurgel. A manifestação terá a participação de vários sindicatos como o Sinmed, que irá iniciar a greve de sua categoria na quinta-feira e o Sinai, que irá liderar a greve do Detran marcada para iniciar em 1º de julho.


Na Assembleia os deputados Paulo Davim, Márcia Maia e Fernando Mineiro ficaram de tentar contato com o governo no intuito de intermediar o conflito. Na tarde desta quarta os servidores devem voltar à AL para cobrar resultados.

Entenda o caso


No início de março os servidores da saúde iniciaram uma greve que durou 10 dias. A reivindicação era de um reajuste salarial de 45% para todas as categorias, pois estavam há 4 anos sem aumento. Conforme as negociações avançaram, os trabalhadores aceitaram os 45% apenas para o nível fundamental e os níveis médio e superior receberiam um reajuste de 21% em duas parcelas, sendo a primeira de 15% em junho e a segunda de 6% a partir de dezembro.


Todos os prazos foram cumpridos, o projeto de lei foi votado na Assembleia Legislativa e sancionado pela então governadora sendo publicado no Diário Oficial do Estado no dia 1º de abril. Ao tomar posse o governador Iberê Ferreira chegou a declarar que o cumprimento do acordo dependeria da Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas depois voltou atrás e garantiu que cumpriria todos os acordos firmados com os servidores.


Como a folha de junho já foi fechada e não foi incluída a primeira parcela do acordo, os servidores devem parar seus serviços para pressionar o governo. Na sexta-feira (18/06), o Sindsaúde foi recebido pelo secretário de saúde, George Antunes, que disse ter sido informado por uma equipe do governo que só poderia dar uma resposta para a categoria na próxima quinta-feira.

Nenhum comentário: