sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Servidores de Natal debatem problemas

 
Cerca de 30 servidores municipais de Natal se reuniram em assembleia com a direção do Sindsaúde no dia 15 de setembro para discutir assuntos como férias atrasadas, redução de 25% nos salários de alguns técnicos de enfermagem e más condições de trabalho nas unidades.
 Sobre as férias eles foram informados da normalização lenta do pagamento. Todos os meses dois boletins com os nomes dos que receberão as férias são divulgados nos dias 15 e 30 do mês. O pagamento das férias atrasadas da saúde começou em julho e agora em setembro mais 1.150 servidores deverão receber o que lhes é devido.
Redução de Salários

Conforme foi previsto no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores municipais de saúde, os trabalhadores da enfermagem foram prejudicados com a redução da carga horária da categoria. Em unidade que não possuem plantão como os Centros de Assistência Psicossocial (CAPS) e Unidade Básicas, os técnicos de enfermagem tiveram seus salário reduzidos em 25%.

Tal ação tem criado um novo problema para a prefeitura, a migração desses servidores em busca de unidades que lhes garantam um salário melhor. Unidades como os CAPS que já sofriam com a falta de pessoal deverão enfrentar mais problemas.
 Na assembleia foi aprovada uma comissão para ir até à prefeitura cobrar um posicionamento, uma vez que quando foi aprovada a lei da redução da carga horária previa uma não redução de salários.
Condições de trabalho
 Não é de hoje que os servidores da saúde púlica municipal vem enfrentando péssimas condições de trabalho, mas a cada dia a situação parece se agravar mais.

Falta de material e medicamentos que acabam tornando usuários agressivos e colocando em risco os próprios servidores, tornaram-se situações corriqueiras.

Mantendo-se a política de denúncia do sindicatos, os servidores aprovaram em assembleia a organização de dois Atos Públicos mensais para tornar público os problemas que muitas vezes são enfrentados pelos servidores e a população local.

O último ato ocorreu na Cidade da Esperança no dia 31 de agosto, agora ele se prepara para no dia 27 se organizarem para uma grande manifestação na Unidade de Saúde do Parque dos Coqueiros.

Os problemas, infelizmente, são os mesmos: falta de material, medicamentos e pessoal

Fonte : Sindsaúde/RN

Nenhum comentário: